Site “Garatujas Fantásticas” cria universo narrativo completo e complexo
06/04/12 09:00O ciberespaço prepara-se cada vez mais para criar as grandes narrativas envolventes e hoje existem mundos ou comunidades para cada tipo de público que consome mídias por internet.
Nesse caso é impossível não existir a metalinguagem natural sobre esse entrelaçamento transmidiático, que atravessa mídias, com um sistema de “hiperlincagem” tendo por base um enredo, ou seja, sites que remetem a outros sites a ponto de ser possível navegar nessas interfaces por horas a fio e continuar nas mesmas peripécias de uma aventura.
O site “Garatujas Fantásticas” (http://garatujasfantasticas.com/) foi concebido dessa forma por um grupo jovem de jornalistas e ilustradores, entre outros profissionais.
Ele tem sete seções que são uma espécie de blogs reunidos, cada uma criada por um personagem-autor em um mundo fictício em que essas “personas” postam comentários sobre desenhos, livros e diversos gêneros de arte.
Como há poucos posts, denota um site em construção. O “Garatujas Fantásticas” apresenta-se de forma poética e explica que nasce do desenho:
“Rabisco vai, vem, cabeça que pensa na hora do traço? Pensa pouco, risca muito, porque o rabisco é liberdade do braço, da mão, do traço do coração”.
A seção “Eu, Garatujo” (http://garatujasfantasticas.com/oi-tudo-bem/) traz comentários e animações.
Confira a história “O Menino e o Mar”, sobre um menino de seis anos que é um peixe, ou um peixe em forma de menino, produzida por Roberto Almeida e desenhada pela Tartaruga Feliz, como se chama Débora, autora e ilustradora do site “Tartaruga Feliz e Seus Amigos” e do “Card Stories” (http://portfolio.tartarugafeliz.com/).
O post “Vem Dançar com a Tia” traz uma divertida animação: (http://garatujasfantasticas.com/vem-dancar-com-a-tia/).
A seção “Eu Acho Assim” são posts da Tartaruga.
Na seção “Eu Conto Assim”, produzida pela jornalista Thais Caramico, há resenhas de livros, curtas, para as crianças lerem, como a do livro “The Wall”, de Peter Sís, a ser lançado em outubro pela Cia. das Letras.
O site é repleto de subseções, entre elas, de coisas para ver, costurar e aprender, com comentários sobre a vida escolar.
Há ainda a seção de dicas, inclusive com mais comentários sobre livros, e a de tiras de histórias em quadrinhos.
As ilustrações são lindas e a navegação, bem flexível.
Quero voltar lá para pesquisar todas as novidades e detalhes sobre esse time de criação para contar aqui.