Marionetes do Giramundo transpõem a música “Pedro e o Lobo” para o teatro de bonecos
28/03/12 09:00
Aproveito que assisti a duas adaptações de “Pedro e o Lobo”, de Sergei Prokofiev, na capital paulista, para relembrar esse adorável espetáculo na versão de teatro de bonecos pelo grupo Giramundo, que vi em 2009, no Festival Internacional de Bonecos de Canela, no Rio Grande do Sul.
“Pedro e o Lobo” mantêm-se no repertório da companhia mineira desde 1993 e é possível ver trechos da montagem no site do grupo.
Link: http://www.giramundo.org/teatro/pedro.htm
Bonecos manipulados por fios, as marionetes dessa adaptação de Prokofiev, cuja composição original é de 1936, imitavam com perfeição os movimentos dos personagens no ritmo e andamento da música.
Os atores se revezavam na manipulação e narração da história, com ajuda de desenhos em uma lousa.
O assunto dos diálogos versa sobre os instrumentos da orquestra e apresenta os sons que cada um deles faz.
Atrai no espetáculo uma tríplice repetição: os narradores contam a história do garoto Pedro e de seu avô, que enfrentam um lobo. Os bonecos representam o enredo com imagens em movimento. A música cria imagens sonoras para os personagens.
A atriz e diretora Beatriz Apocalypse manipulou os bonecos ao lado de outros atores-manipuladores, com trilha gravada. Eram engraçados os comentários dos narradores, que faziam papéis de cômicos.
Ficha Técnica de “Pedro e o Lobo” do Giramundo que consta no site do grupo
Concepção original da adaptação e marionetes: Álvaro Apocalypse. Direção de remontagem: Beatriz Apocalypse. Atores marionetistas: Ana Fagundes, Beatriz Apocalypse, Raimundo Bento, Rooney Tuareg e Ulisses Tavares. Construtores: Beatriz Apocalypse, Cor-Jesus Costa, Gustavo Noronha, Marcos Malafaia e Ulisses Tavares. Pintura original: Terezinha Veloso. Restauração das marionetes: Ana Fagundes, Raimundo Bento e Sandra Bianchi. Figurino dos marionetistas: Raimundo Bento. Cenotécnica: Ricardo da Mata. Adaptação e construção do cenário: Thiago Guimarães.